Páginas

Alma nova




Autora:  Jodi Meadows
Ano: 2013
Editora: Valentina Ltda
Páginas: 288
  
Volume um da trilogia Incarnate


Me apaixonei pelo livro simplesmente pela capa em uma foto no instagram. Assim que consegui descobrir que livro era, providenciei no meu Kindle e já comecei a leitura, não preciso nem falar que amei o livro, né?
Alma nova é o primeiro livro de uma trilogia, uma leitura cheia de sentimentos com uma ótima narrativa que por mais que tenha partes muito sensíveis não deixa de ser leve. A história gira em torno de Ana, a única Alma nova na cidade de Range, onde todas as pessoas que a habitam são almas que possuem milhares de anos e vivem reencarnando infinitamente. Mas quando Ana nasceu, uma das antigas almas, Ciana, não reencarnou. E por esse motivo, Ana é considerada uma assassina sem ao menos ter o conhecimento do porquê que isso aconteceu. E vive reclusa com sua mãe no Chalé da Rosa Lilás, sem contato com as outras pessoas.
Ana é criada por sua mãe, Li, que a maltrata muito e faz tudo para que ela tenha uma vida terrível. Por toda sua vida, Ana é humilhada, destratada e desvalorizada, e Li faz questão de evidenciar que Ana é uma sem alma, que nunca ninguém gostaria dela, e isso é muito bem retratado aos leitores. Ana é uma jovem completamente insegura. 

"- Quem eu sou? - Foram as primeiras palavras que falei.
- Ninguém - respondeu ela. - Uma sem-alma."

Aos 18 anos ela é permitida a tentar descobrir o porque do seu misterioso nascimento indo até a cidade de Heart sozinha. Eis que no meio do caminho, Ana se mete em confusões e é ajudada por Sam, um menino aparentemente da sua idade, mas que possui milhares de anos, como todas as outras almas que se dispõe a acompanha-la na sua jornada. É difícil pra ela se acostumar com a presença de alguém que quer ajuda-la, porque em sua cabeça, todos a odeiam e todos a julgam uma assassina: Ana, a sem alma. Mas com o passar do tempo ela vai criando confiança em Sam e seus amigos, que se responsabilizaram por sua estadia na cidade e por ensina-la tudo o que todas as outras almas já sabiam: agricultura, leitura, costura, dança e música, que foi o que mais cativou Ana e aos poucos foi dando mais sentido a sua vida. 
Com o passar do tempo sentimentos começam a despertar em Ana, coisas que ela nunca imaginou ser possível ter. O romance do livro vai crescendo e nos cativando na medida certa, e é notável o amadurecimento da personagem principal ao decorrer do livro. 

(...) Ele estendeu a mão, a qual simplesmente fiquei olhando, porque, havia um minuto, aquela mão estivera no piano, criando uma melodia para mim e, subitamente, eu deixara de ser ninguém. Era a Ana que Tinha a Música. Eu tinha a melhor música."

Pra mim, o tema do livro é extremamente inovador (eu nunca tinha lido um livro sobre reencarnação e ficção juntos antes) e Jodi Meadows foi extremamente feliz durante a escrita do livro. Estou extremamente ansiosa pra ler os outros dois livros da trilogia!

Nenhum comentário