Páginas

Anexos


Anexos
Autora: Rainbow Rowell
Ano: 2014
Editora: Novo século
Páginas: 368
Nota no Skoob: 4,1
Minha nota: 4,5

Continuando a minha meta de ler todos os livros dessa mulher maravilhosa o escolhido da vez foi: Anexos. Aqui vamos conhecer Lincoln, alto, forte, 28 anos. Lincoln teve uma namorada no colegial e sofreu uma grande desilusão amorosa, sendo abandonado, então o jeito que ele achou de fugir dessa desilusão foi estudar cada vez mais e quando percebeu a vida estava passando, todos os seus conhecidos estavam casando e tendo filhos e ele ainda estava na faculdade, jogando RPG nos sábados e sem uma vida concreta, sem muito amigos. Lincoln então decide voltar a morar com sua mãe, uma mulher difícil de convivência, super protetora e que cá entre nós: é bem chatinha.

O livro se passa no ano de 1999, onde todos estavam com medo do bug do milênio onde Lincoln trabalha: um jornal na área de tecnologia. O trabalho dele é noturno e consiste em ler e-mails, checar se o pessoal do jornal está realmente trabalhando. Com o avanço da tecnologia as pessoas estão aposentando suas maquinada de datilografias. E com isso a comunicação entre as pessoas da empresa é por e-mail. Lincoln tem obrigação de ler todos os e-mails coorporativos, e é assim monitorando as conversas alheias, que ele conhece Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyderr, duas amigas que se se correspondem falando sobre suas vidas pessoais. 
Jennifer é uma das revisoras do jornal, casada e apaixonada pelo seu marido que vive um dilema sobre gravidez: seu marido morre de vontade de ser pai, mas ela não se sente preparada e pior: não sabe se algum dia estará.
E Beth, crítica de cinema com 28 anos que vive um relacionamento estável a 7-8 anos com Chris, um guitarrista "bipolar" que é praticamente sustentado por ela. Beth tem vontade de casar com Chris, construir uma família como a maior parte das pessoas, mas seu relacionamento entrou em uma zona de conforto onde ela, infelizmente, sabe que com Chris isso é quase impossível de acontecer. Sem falar que Chris é um cara que muitas vezes não dá a atenção que ela acha que um relacionamento saudável deveria ter. Muitas vezes ela não sabe como ele vai agir com ela, ele precisa de espaço e fica muito tempo sozinho e até ignorando-a.
"Amor. Propósito. Essas eram coisas para as quais não se podiam planejar. Essas eram coisas que simplesmente aconteciam. E se não acontecessem? Você passa a vida toda ansiando por elas? Esperando pra ser feliz?"

A maior parte dos emails são engraçados e possuem palavras com conteúdos impróprios (Palavrões, brincadeiras com pornografia etc) que caem na caixa de Lincoln e ele termina se viciando em ler os e-mail's das duas. Começa até a considera-las amigas e por isso não envia as advertências que elas deveriam receber sobre a má conduta no trabalho, que seria o ético a se fazer da parte dele. 


"Quando Lincoln percebeu que não tinha enviado um alerta a Beth Fremont e a Jennifer Scribner-Snyder – depois de quantas ofensas? Três? Uma dúzia? -, não conseguiu se lembrar por que não enviara. Talvez porque ele nem sempre conseguia descobrir que regra elas estavam quebrando. Talvez porque parecessem completamente inofensivas. E legais."
Ao longo da narrativa Lincoln vai amadurecendo, fazendo amigos, saindo mais, lidando com a mãe e a irmã. Beth e Jennifer passam por problemas, sempre compartilhando tudo por e-mail uma com a outra e Lincoln se envolve pela vida delas e se apaixona por uma das meninas, que ele pensa nem saber da existência dele. Mas não é bem assim.
"-Você acredita em amor á primeira vista? Ele se forçou a olhar para o rosto dela, para seus olhos bem abertos e a testa ansiosa. Pra sua boca insuportavelmente doce. -Não sei - Disse ele - Você acredita em amor antes disso?"
Considerações:
Diferente dos outros livros da Rainbow que já li, achei o começo de Anexos bem parado e fiquei até com medo de não gostar do livro o que seria meio estranho porque eu adoro essa autora e sua narrativa! Mas assim que a história foi desenvolvendo eu me prendi completamente á leitura. Achei a história muito diferente e romântica, eu particularmente amo essa coisa de amor virtual, á primeira vista e toda essa coisa de "primeiro a alma, depois as aparências.
Os capítulos são alternados. Uns contêm e-mails de Beth e Jennifer e as conversas entre elas. E outros a narrativa mostra a perspectiva de Lincoln e sua vida cotidiana que  era bem chatinha antes do livro começar a realmente deslanchar, o que demorou muito. Fiquei esperando o ápice da história acontecer, e só aconteceu realmente nas últimas páginas do livro. 
Gostei muito do Lincoln, é minha paixonite da vez. Ele é realmente um fofo, um doce com sua mãe, carinhoso com a Doris (uma personagem que vira amiga do Lincoln e trabalha com ele), atencioso com sua irmã e sempre um cavalheiro em todas as oportunidades. 
O desfecho da história foi perfeito, demorou muito, a história ficou um pouco enrolada demais, e eu até cheguei a pensar que não aconteceria. Mas realmente fechou com chave de outro e só por isso eu gostei tanto do livro, porque pelo resto da história foi o livro que eu menos gostei da Rainbow até hoje. Acho que ela poderia ter desenvolvido melhor o casal junto.